Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Mundo do Trabalho

De acordo com as diretrizes do Programa ACESSUAS/Trabalho, instituído pela resolução CNAS nº 18/2012, a FAS, enquanto gestora da política da assistência social em Curitiba atua com ações de sensibilização e mobilização social, com foco na integração dos usuários em oportunidades do mundo do trabalho.

Para tanto, a FAS oferece à população programas que têm como objetivo essa integração. O Programa FAS Aprendiz atua na capacitação do adolescente para oportunidades de aprendizagem e o Programa Mobiliza atua com metodologia de sensibilização das pessoas no que se refere às competências e habilidades necessárias para o mundo do trabalho. Outras ações também fazem parte do mundo do trabalho na assistência social como:

Articulação com outras políticas públicas, empresas da iniciativa privada e terceiro setor na busca de ofertas de cursos gratuitos de qualificação profissional e vagas de intermediação da mão de obra;

Monitoramento da trajetória dos participantes encaminhados para parceiros ofertantes de cursos de qualificação profissional, do ingresso à conclusão, até a geração de renda e inclusão produtiva.

 

PROGRAMA FAS APRENDIZ

 

O que é?

O Programa é desenvolvido pela Fundação de Ação Social (FAS) em parceria com entidades sociais e destinado a adolescentes residentes em Curitiba.

Como funciona?

Consiste em módulos de formação de 80h a 172 horas, realizados em média em 43 encontros, de segunda a sexta-feira, com carga horária diária de até 4 horas (manhã e tarde).

Os temas trabalhados visam preparar o público com conhecimentos necessários para acesso às alternativas do Mundo do Trabalho. Os encontros acontecem nas entidades sociais conveniadas ou em espaços parceiros.

Após a conclusão dos módulos, são realizados os encaminhamentos para acesso ao Mundo do Trabalho para:

• contratação como Aprendiz;

• cursos de Qualificação Profissional;

• intermediação para vagas de emprego (a depender da idade).

Quem pode se inscrever?

Adolescentes de 14 a 16 anos residentes em Curitiba, cursando o ensino fundamental ou médio, com prioridade para famílias com renda de até meio salário mínimo per capita e com Cadastro Único atualizado.

Inscrições e Informações

O adolescente com interesse em participar do Programa deverá comparecer acompanhado do responsável no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS mais próximo de sua residência (endereços disponíveis no link http://www.fas.curitiba.pr.gov.br/MapaRegional.aspx).

Documentação necessária:

→ Para Inscrição

Cadastro Único

Carteira de Identidade;

CPF.

→ Para Seleção

Do adolescente:

Declaração de matrícula da escola (atual);

Cartão Transporte (usuário);

→ Dos responsáveis:

Carteira de Identidade;

Carteira de Trabalho;

CPF;

Comprovante de renda do responsável;

Comprovante de residência.

Contatos:

Centros de Referência da Assistência Social (endereços disponíveis no link http://www.fas.curitiba.pr.gov.br/MapaRegional.aspx).

 

PROGRAMA MOBILIZA

 

O Programa MOBILIZA é desenvolvido pela Fundação de Ação Social - FAS e destinado ao público adulto e adolescente residente em Curitiba. O Programa prevê a realização de encontros com orientações e informações a respeito do mundo do trabalho, por meio de temas com os seguintes focos:

• preparar os participantes com conhecimentos necessários para o despertar das potencialidades essenciais ao mundo do trabalho;

• possibilitar o exercício da cidadania, por meio do acesso às alternativas do mundo do trabalho.

Público-alvo: adolescentes maiores de 14 anos e adultos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais.

Após os módulos são realizados os encaminhamentos para acesso ao mundo do trabalho

Possibilidades de Encaminhamento para o Mundo do Trabalho:

• qualificação profissional gratuita;

• orientação profissional;

• orientação sobre empreendedorismo;

• oportunidade de encaminhamento para o mercado de trabalho;

• outros programas de aprendizagem;

• programa FAS Aprendiz.

Para mais informações procure o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social mais próximo de sua residência (endereços disponíveis no link: http://www.fas.curitiba.pr.gov.br/MapaRegional.aspx).

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|3350-3500|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados|Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes