Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Orientações Acadêmicas

A FAS tem como um de seus objetivos a criação de mecanismos institucionais que permitam articular o ensino, a pesquisa e a extensão à gestão e ao provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais, por meio da aproximação com as instituições de ensino, de forma a contribuir para o desenvolvimento das competências necessárias à melhoria da qualidade do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, bem como consolidar referências teóricas, técnicas e ético-políticas na assistência social, potencializando a produção, sistematização e disseminação de conhecimentos.

Nesse contexto, a FAS vem ampliando e implementando seu campo de atuação interinstitucional, promovendo ações que oportunizam uma relação mais próxima com instituições de ensino, através da abertura de campo de pesquisa para estudantes de diversas áreas do conhecimento, projetos de extensão universitária, estágios, e dispondo os seus serviços para a realização de atividades práticas, visitas e trabalhos acadêmicos.

Hoje, a FAS abre espaço para desenvolvimento de atividades acadêmicas nas seguintes modalidades:

Pesquisa Acadêmica

A abertura de campo de pesquisa é destinada a acadêmicos de graduação e pós graduação nas modalidades de Lato Sensu (especializações e MBAs) e Stricto Sensu (mestrados e doutorados) que desejam solicitar abertura de Campo de Pesquisa para acesso a informações ou coletar dados referentes aos serviços ofertados pela FAS, por meio de aplicação de questionários ou realização de entrevistas, para subsidiar a elaboração de TCC, artigos científicos, monografias, dissertações ou teses. Saiba mais aqui.

Trabalhos Acadêmicos

São considerados trabalhos acadêmicos as produções acadêmicas realizadas para os cursos de nível fundamental, médio ou superior (graduação e pós- graduação), cujo principal objetivo é aprofundar conhecimentos de uma determinada área ou disciplina, não constituindo um trabalho de finalização de curso, como TCC, monografias ou artigos científicos. Saiba mais aqui.

Atividades Práticas

São atividades realizadas por acadêmicos de cursos de graduação ou pós-graduação, de cunho interventivo, com público, metodologias e duração previamente definidos. Devem ser executadas sob a supervisão e coordenação direta do/a professor/a responsável pela disciplina na academia. Saiba mais aqui.

Visitas Acadêmicas

Consideram-se visitas acadêmicas aquelas realizadas por estudantes de instituições de ensino superior a unidades e/ou à gestão central da FAS.  Saiba mais aqui.

Extensão Universitária

A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico que articula Ensino e Pesquisa e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. Saiba mais aqui.

Estágio Supervisionado

Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho cujo objetivo é a preparação para o trabalho produtivo de estudantes. Visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho (Lei 11.788/2008 - Lei do Estágio).  A FAS oferece abertura para campo de estágio em duas modalidades: estágio obrigatório e estágio não obrigatório. A primeira caracteriza-se pelos estágios curriculares obrigatórios (nível superior), e a segunda pelos estágios de nível médio e superior remunerados. Saiba mais aqui.

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|3350-3500|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados|Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes