Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Quanto Maior a Idade, Mais Perigosa Pode Ser a Queda

Publicado em 22/11/2016 Imagem: Comunicação FAS imagem conteudo

Legenda com descrição da imagem em destaque

A queda é o acidente mais perigoso que ocorre com idosos no ambiente doméstico, sendo o principal motivo de morte acidental em pessoas com mais de 65 anos. Além do risco para a saúde física, a queda pode gerar um trauma emocional, o que geralmente resulta na institucionalização da pessoa idosa, por medo de não conseguir exercer suas atividades normalmente.  

A prevenção de quedas é essencial para o idoso manter sua qualidade de vida, preservando a sua autonomia e bem-estar. Para isso, é necessário adotar algumas mudanças dentro de casa que garantam a segurança de idosos e idosas. Veja as dicas a seguir:

- ILUMINAÇÃO

Ter um abajur ou uma luminária de mesa de fácil alcance no quarto, para facilitar o deslocamento durante a madrugada.

- BANHEIRO

Para evitar qualquer escorregão durante o banho, é importante colocar um tapete antiderrapante, dentro e fora do box.

Instale barras de ferro próximo ao vaso sanitário e dentro do box para assegurar o seu apoio.

- ORGANIZAÇÃO

Deixe a sua casa organizada. De preferência, utilize móveis essenciais e elimine obstáculos que possam dificultar a locomoção, como fios, gavetas abertas e móveis baixos.

Esteja atento para as condições dos móveis em sua casa. Troque objetos que estejam em condições precárias e que possam causar acidentes, como cadeiras com pernas bambas.

Procure deixar os objetos que você usa com mais frequência em lugares de fácil acesso. Não guarde seus pertences em prateleiras altas.

- ANIMAIS DOMÉSTICOS

Não é recomendável que idosos tenham animais em casa, nem os de baixo porte. Até os animais menores podem ocasionar tropeços.

- PISO

Mantenha o piso sempre seco, evitando encerá-lo.

- CALÇADO

Use um calçado confortável e fechado. O ideal é que o fecho seja de velcro, com um ajuste regulável. A sola deve ser antiderrapante, de borracha grossa e macia, para absorver a força do impacto do pé.

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|3350-3500|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados|Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes