Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Conselho Municipal da Pessoa Idosa, FAS e Prefeitura de Curitiba contra as queda

Acidentes com quedas são umas das principais ameaças à saúde das pessoas idosas. Grande parte delas geram lesões graves, com necessidade de cirurgias, e podem levar a consequências ainda piores.

Mas, se por um lado as quedas oferecem riscos, por outro, elas podem ser evitadas com dicas e cuidados muito simples.

Para divulgar essas dicas, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, a FAS e a Prefeitura de Curitiba lançaram a campanha Evite Quedas e Aproveite mais a Vida. A comunicação conta com os personagens Seu Avelino e Dona Ana, um casal de pessoas idosas simpático, que já vivenciou muitas situações de risco, aprendeu como evitá-las e, hoje, compartilha esse conhecimento de igual para igual com sofre o mesmo risco de quedas.

A linguagem da campanha é leve e divertida, a proposta é conversar com as pessoas idosas de igual para igual, uma linguagem horizontal, sem imposições, mostrando que evitando quedas é possível sim aproveita mais, e melhor, a vida.

O nome do casal faz referência a Santo André Avelino e Santa Ana, considerados por muitos como os protetores das pessoas idosas. Seguindo esse mote, as dicas mostram a importância de se proteger contra os riscos de quedas, sem milagres, com medidas práticas e possíveis a todos.

Outro objetivo importante da campanha é mostra que a prevenção depende também do engajamento dos familiares e de toda a sociedade, colaborando dentro e fora de casa, pois, o que parece não oferecer risco algum para pessoas jovens pode ser muito de alto risco para pessoas idosas.

Confira algumas dicas da campanha:

Ao levantar da cama

Levantar rapidamente pode gerar tonturas e desequilíbrios. Para evitar isso, sente-se na cama, firme os pés no chão, utilize apoio e suba vagarosamente. É importante também escolher camas na altura certa, nem muito altas, nem muito baixas.

Pés

Os pés são o principal ponto de apoio e precisam ser os primeiros a ter a nossa atenção. Use sempre calçados confortáveis e que bem presos aos pés, independente da distância que você irá andar.

Fios

Fios soltos pelo chão podem ocasionar tropeços e quedas. Mantenha os fios elétricos e de telefone sempre fixos nas paredes. Essa dica vale para a família toda.

Alturas

Evite subir em banquinhos, cadeiras e escadas móveis. Mesmo que a altura seja pequena, qualquer queda pode ser muito perigosa. Peça sempre a ajuda de pessoas mais jovens.

Rampas

Quando houver opção, procure usar sempre as rampas. Elas substituem os degraus e evitam acidentes em caso de desníveis nas calçadas.

Tapetes

Tapetes em casa podem ser um grande risco. Evite utilizá-los. E no banheiro, use modelos antiderrapantes.

Barras de apoio

As barras de segurança ajudam muito a assegurar apoio e equilíbrio, principalmente no boxe do banheiro. Caso não tenha elas instaladas na sua casa, fale com o resto da família, com certeza eles podem ajudar na instalação.

No banheiro

O assento elevado no vaso sanitário facilita muito seu uso. A cadeira de plástico no boxe traz mais segurança para a hora do banho. E outra dica importante é secar bem os pés para evitar escorregões.

Móveis

Escolha móveis que tenham cantos arredondados e fixos ao chão. Peça a ajuda da família para que eles estejam dispostos de maneira que não se tornem obstáculos, sem prejudicar a circulação.

Remédios

Não use medicamentos por conta própria, somente aqueles receitados pelo seu médico e na dosagem recomendada.

Atividades físicas

Atividades físicas, como caminhadas, são ótimas escolhas. Fortalecem e aumentam o equilíbrio. Tarefas simples como ir ao mercado ou buscar o neto na escola já ajudam. E se forem prazerosas, como dançar, melhor ainda.

Cuidados na rua

Utilize sapatos confortáveis, bem presos aos pés e conte com o suporte de bengalas. Caminhe apenas pela calçada e distante do meio-fio. Desembarque dos veículos pelo lado da calçada. E atravesse na faixa, com o sinal verde.

Atividade mental

Tenha uma boa noite de sono. Para exercitar a memória, há jogos que estimulam o raciocínio, como: palavras cruzadas, jogo da memória, caça-palavras e sudoku.

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|3350-3500|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados|Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes