Fundação de Ação Social de Curitiba

Centros de Referência da Assistência Social - CRAS

CRAS são unidades de execução dos serviços de proteção social básica destinados à população em situação de vulnerabilidade social, em articulação com a rede socioassistencial.

Unidades de Atendimento - descentralizadas e vinculadas aos CRAS, ampliam o alcance e abrangência dos serviços executados. Facilitam na identificação e atendimento das famílias que têm difícil acesso aos serviços públicos e comunitários.

Os CRAS  e as Unidades de Atendimento estão localizadas nas áreas de abrangência dos Núcleos Regionais da FAS.

Serviços e atividades para toda a família 

Destinados aos usuários da assistência social, ou seja, à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou fragilização de vínculos afetivos, os serviços e atividades visam prevenir as situações de risco, reforçar o principal papel da família como referência para cada um de seus integrantes e fortalecer seus vínculos familiares e comunitários.

Ações do CRAS

As ações de proteção social básica, desenvolvidas nos CRAS e em suas áreas de abrangências, compreendem:

Cadastro Único - registro de informações que serve como referência para a participação em programas sociais de concessão de benefícios, tais como: Programa Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, Tarifa Social - Energia Elétrica, Carteira do Idoso - Transporte Interestadual.

Atendimento Familiar – acolhida/recepção das famílias, entrevistas e estudo social; visitas domiciliares; orientação e concessão de benefícios eventuais; busca ativa das famílias prioritárias; encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais políticas públicas.

Acompanhamento Familiar: acompanhamento das famílias prioritárias - famílias em situação de extrema pobreza, famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, famílias com membros beneficiários do BPC,  entre outras.

Oficinas com Famílias: realização de encontros previamente organizados, com objetivos de curto prazo a serem atingidos com um conjunto de famílias, tem por intuito suscitar reflexão sobre um tema de interesse das famílias.

Ações Comunitárias: ações de caráter coletivo como palestras, campanhas e eventos comutários, voltadas para a dinamização das relações no território. Com objetivo de promover a comunicação comunitária, a mobilização social e o protagonismo da comunidade; fortalecer os vínculos entre as diversas famílias do território, desenvolver a sociabilidade, o sentimento de coletividade e a organização comunitária.

Grupos de Convivência e fortalecimento de vínculos: para crianças e adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas.

Articulação e fortalecimento da rede local: consiste no estabelecimento de contatos, fluxos de informações e encaminhamentos entre o CRAS e as demais unidades locais.

Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio: trabalho sistematizado e planejado por meio da elaboração de um Plano de Desenvolvimento do Usuário – PDU, onde serão identificados os objetivos a serem alcançados, as vulnerabilidades e as potencialidades dos usuário.

Articulação e fortalecimento da rede local: consiste no estabelecimento de contatos, fluxos de informações e encaminhamentos entre o CRAS e as demais unidades locais.

 

Ações de Mobilização para o Mundo do Trabalho:

As ações de Sensibilização e Mobilização para o Mundo do Trabalho tem como objetivo, promover a integração dos usuários da Assistência Social ao mundo do trabalho por meio de ações articuladas de sensibilização, articulação, encaminhamento e monitoramento, seguindo as diretrizes da Resolução nº18 de2012 do CNAS que instituiu o Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho – ACESSUAS Trabalho.

Para tanto, a FAS desenvolve os programas Mobiliza, Formação do Adolescente - Aprendiz, Pronatec e encaminha os usuários para oportunidades de qualificação, capacitação profissional e emprego executados por outros órgãos públicos e Entidades.

Tem como público prioritário das ações, pessoas com idade entre 16 e 59 anos, usuários dos serviços, projetos, programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais, sendo essa população:

 

Famílias e indivíduos com perfil do Plano Brasil Sem Miséria;

Pessoas com deficiência beneficiárias do BPC;

Jovens egressos do serviço de convivência para jovens;

Pessoas inscritas no CADÚNICO; Egressos do sistema socioeducativo;

Famílias com presença de situação de trabalho infantil;

População em Situação de Rua;

Famílias com crianças em situação de acolhimento provisório;

Adolescentes e jovens egressos do serviço de acolhimento;

Indivíduos e famílias moradoras em territórios de risco em decorrência do tráfico de drogas;

Indivíduos egressos do sistema penal;

Beneficiários do Programa Bolsa Família;

Mulheres vítimas de violência.

As ações do Programa incluem ainda a divulgação dos cursos ofertados, o encaminhamento de usuários às unidades ofertantes, os demais serviços de intermediação de mão-de-obra e de inclusão produtiva, assim como acompanhamento e apoio socioassistencial aos usuários participantes dos cursos PRONATEC – Programa Nacional de Ensino Técnico.

A mobilização social é um dos aspectos fundamentais para a implantação do ACESSUAS-Trabalho em Curitiba.

Segundo o manual de orientações técnicas do ACESSUAS, além do encaminhamento aos cursos de qualificação e capacitação profissional e do cadastramento no CADunico, os usuários alcançados pelo ACESSUAS Trabalho, também devem adquirir:

Emancipação;

Empoderamento;

Reconhecimento do trabalho como direito;

Desenvolvimento de seu protagonismo na busca de direitos e de espaços de interação relacionados ao mundo do trabalho;

Resgate da auto-estima, autonomia e resiliência;

Melhoria na qualidade de vida, através do desenvolvimento pessoal, das relações interpessoais, da inclusão social, da autodeterminação e do acesso a direitos.


-------

Dias e horários de atendimento ao público nos CRAS:

Rua da Cidadania:
segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas

Demais CRAS e Unidades de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
..........................................................................................................................................

Compartilhe  Facebook  Mais

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|3350-3500|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados|Política de Privacidade

Instituto Curitiba de Informática