Fundação de Ação Social de Curitiba

Ações socioeducativas com grupos

Atendimento social

O conjunto de ações de apoio à superação das vulnerabilidades, e à promoção de novos valores, inicia pelo estabelecimento de vínculos entre a família e os profissionais.  As ações estão organizadas em grupos conforme especifidades: convivência; família e cidadania; comunitários; crianças, adolescentes, jovens e eventos.

Grupos de convivência

Ações socioassistenciais são desenvolvidas para criar/ampliar os sentimentos de pertencimento, de identidade e de integração, compartilhamento de objetivos, relação grupo versus comunidade. O grupo trabalha a importância da participação, comunicação, regras, negociação de objetivos, capacidade de produzir consensos e negociar conflitos e outros aspectos relacionados ao vínculo social.

Podem ser inseridas noções de empreendedorismo, para identificação de potenciais participantes em ações de inserção produtiva.

Existem grupos específicos para pessoas idosas nos CRAS e nos Centros de Atividades para  Idosos -  Catis, para promoção de qualidade de vida, participação e convivência familiar.

Grupos família e cidadania

Grupos de indivíduos ou famílias, com foco no desenvolvimento familiar. Definem-se temas que o grupo desenvolve com recursos lúdicos, interativos e reflexivos, para promover a reorganização do pensar, sentir e agir diante de determinadas situações. Noções de empreendedorismo são disponibilizadas, para a superação de dificuldades e identificação de potencialidades. São grupos com número de participantes e duração previamente definidos.

Grupos comunitários

Grupos de usuários da assistência social e lideranças de determinada área, com foco no desenvolvimento comunitário. São analisados os recursos e necessidades da comunidade, promovendo a informação e a liderança dos grupos para a superação de dificuldades e desenvolvimento de potencialidades.

 Grupos com crianças, adolescentes e jovens

Atendimento a crianças e adolescentes, conforme necessidades identificadas pelos CRAS , para desenvolver habilidades pessoais, formas de expressão, ludicidade, exercício de cidadania e de pertencimento.

As ações socioeducativas com crianças, adolescentes e jovens incluem procedimentos e atividades para aprendizagem articulada, contribuindo no desenvolvimento pessoal e social, atualizando e complementando conhecimentos de vivência familiar e experiência cultural. Projetos em parceria com órgãos governamentais, não governamentais e comunidade acontecem neste contexto.

Eventos

Ações que envolvem as famílias e a rede socioassistencial, com repasse de informações e orientações em atividades recreativas, festas em datas comemorativas e palestras, promovendo integração familiar e comunitária. São de caráter pontual, dirigidas a grupos abertos.

Compartilhe  Facebook

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|3350-3500|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados|Política de Privacidade

Instituto Curitiba de Informática