Grupos de convivência e socialização

Publicado em 10/1/2013 Imagem: Arquivo FAS
Atividade de capacitação - Portão
  • Atividade de capacitação - Portão
  • Horta Comunitária - Portão
  • Reunião social no Portão

Adultos encontram, nos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos dos Centros de Referência da Assistência Social e Unidades de Atendimento, atividades educativas, de lazer  e cultura, de confecção de produtos e artesanato e desenvolvimento de temas de interesse familiar e comunitáro.

As atividades acontecem também em parceria com a comunidade, que disponibiliza espaços próprios, como sedes de associações, salão de igrejas e outros, para que as pessoas possam se reunir próximo de suas casas.

Grupos de convivência


Promovem o desenvolvimento das relações familiares e comunitárias, do sentimento de pertencer e participar,  se identificar e integrar, compartilhando objetivos e interesses. O grupo trabalha a importância da comunicação, regras, responsabilidades, capacidade de encontrar soluções comuns e negociar conflitos, entre outros aspectos do vínculo social.

Noções de empreendedorismo são trabalhadas, quando os participantes demonstram estar preparados e interessados em desenvolver ações de inserção produtiva.

Grupos família e cidadania

Com foco no desenvolvimento familiar, são definidos temas que o grupo desenvolve com recursos lúdicos, interativos e reflexivos, para promover a reorganização do pensar, sentir e agir diante de determinadas situações. Noções de empreendedorismo são disponibilizadas, para a superação de dificuldades e identificação de potencialidades. São grupos com número de participantes e duração previamente definidos.

Grupos comunitários

Formados por usuários da assistência social e lideranças de determinada área, com foco no desenvolvimento comunitário. São analisados os recursos e necessidades da comunidade, promovendo a informação e a liderança dos grupos para a superação de dificuldades e desenvolvimento de potencialidades.

Eventos

Ações que envolvem as famílias, indivíduos e a rede socioassistencial, informações e orientações são divulgadas em atividades recreativas, festas e palestras, promovendo a integração familiar e comunitária. São de caráter pontual, dirigidas a grupos abertos.

Participando de Grupos e Eventos

Para participar dos grupos de convivência e socialização é necessário estar cadastrado nos CRAS. Informações sobre programação e calendários são obtidas nos CRAS e Unidades de todas as regiões da cidade.

Encontre o CRAS mais próximo de onde reside, acessando o link.

Compartilhe
Topo
rodape esquerdo

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520   |   3350-3500   |   CEP 81270010   |   Curitiba   |   PR

Todos os direitos reservados    |    Política de Privacidade

rodape direito