Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Proteção dos Jovens em Território Vulnerável - Protejo

O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) integra a União, estados e municípios sob as diretrizes do Sistema Único de Segurança Pública - SUSP.

O foco do Pronasci nos municípios é agir sobre os fatores do cenário local que favorecem a violência e a criminalidade, envolvendo especialmente os adolescentes e jovens entre 15 e 24 anos. Destina-se à prevenção, controle e repressão à criminalidade, com ênfase em suas raízes socioculturais, articulando as ações de segurança pública com políticas sociais.

Os jovens representam a maior parte das pessoas que praticam ou são vitimadas por crimes letais à vida humana. Seus juízos de valores são intrinsecamente influenciados pela busca de sua aceitação no meio em que vivem.

Em Curitiba, para a implantação dos projetos locais, foi selecionada a região do Sítio Cercado, visando contribuir para a prevenção à violência e a redução dos índices de criminalidade.

A FAS é responsável pela execução do Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável - Protejo. O objetivo deste projeto é a formação e inclusão social de 300 jovens e adolescentes entre 15 e 24  anos, expostos à situação de violência doméstica ou urbana.

As ações desenvolvidas pelo Protejo:

Fortalecimento da cidadania - orientações com base nos direitos humanos e questões de gênero, etnia, etárias, orientação sexual, etc.

Proteção ao adolescente e jovem - sistema de acompanhamento e proteção dos adolescentes, jovens e familiares expostos à violência.

Pacificação social - ações estruturais e territoriais que garantam a segurança, o desenvolvimento saudável e convivência pacífica.

Emancipação juvenil - reintegração do adolescente e jovem, com acesso à educação e o trabalho, conforme legislação vigente.

Formação de redes - integração entre os os entes federativos, movimentos sociais e entidades de apoio da sociedade civil organizada.

A seleção dos jovens é uma ação conjunta da FAS e do Projeto Mulheres da Paz, que é executado pela Secretaria Municipal da Saúde.

Saiba mais sobre o Pronasci no site do Ministério da Justiça, clicando aqui.

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|3350-3500|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados|Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes