Fundação de Ação Social de Curitiba

Serviços socioassistenciais de proteção à família

Em Curitiba o atendimento integral à familia é executado nos CRAS, Unidades de Atendimento vinculadas e entidades conveniadas, com serviços de proteção sociofamiliar.

O público é formado por famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social,  usuários da assistência social, dos quais muitos são beneficiários de programas de transferência de renda.

Objetivos:

a) Fortalecer os vínculos familiares e comunitários e prevenir situações de risco social.

b) Beneficiar a família no desempenho de seu papel, como referência nos vínculos afetivos e sociais e nos aspectos de identidade grupal.

c) Ampliar as oportunidades de acesso das famílias e indivíduos à rede de proteção socioassistencial, e de desenvolvimento de sua autonomia.

Procedimentos e Metodologia

a) Realização de cadastros novos, ou atualização de dados no Cadastro Único, instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias.
b) Construção do plano de ação familiar, com responsabilidades assumidas pela família e encaminhamentos executados pela equipe do CRAS.
c) Realização da reunião de acolhida, fortalecendo vínculos entre o CRAS, a família e a comunidade.
d) Realização de visita domiciliar, importante estratégia de busca ativa a usuários e acompanhamento do plano de ação. 
e) Orientação e apoio sobre benefícios eventuais ou continuados, conforme a situação identificada junto às famílias.
f) Encaminhamentos para a rede socioassistencial, conforme necessidades verificadas durante todo o processo.

As equipes de profissionais dos CRAS atuam de forma integrada e articulada com a rede de proteção socioassistencial, formada por políticas públicas e organizações não governamentais. Os procedimentos, e orientações técnicas, que normatizam sua atuação estão detalhados no Protocolo de Gestão dos Centros de Referência da Assistência Social de Curitiba.

Os recursos humanos compõem equipes muldisciplinares de servidores da FAS, ou profissionais disponibilizados por convênios, como no caso de serviços prestados por entidades sociais. O apoio da comunidade e de voluntários enriquece os serviços executados.
 
O atendimento aos usuários inclui o desenvolvimento de atividades socioeducativas, que envolvem também parcerias governamentais e não governamentais.

Grupos

Organizados por especifidades, os grupos são uma forma de participação ativa no processo de desenvolvimento das relações entre pessoas e comunidade, abordando temas de interesse comum:

> Família e cidadania
> Crianças e adolescentes
> Jovens
> Convivência  de idosos
> Comunitários
> Eventos

Para acessar o arquivo é necessário o Acrobat Reader, e o vídeo, o Windows Media Player.

Compartilhe  Facebook

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|3350-3500|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados|Política de Privacidade

Instituto Curitiba de Informática