Fundação de Ação Social de Curitiba

Serviços socioassistenciais de proteção à família

Em Curitiba o serviço de proteção e atendimento integral à família - PAIF é executado nos CRAS.

O público é formado por famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.

Objetivos:

a) Fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida;

b) Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas;

c) Promover aquisições sociais e materiais às famílias, potencializando o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades;

d) Promover acessos a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social;

e) Promover acesso aos demais serviços setoriais, contribuindo para o usufruto de direitos;

f) Apoiar famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

Principais procedimentos realizados no CRAS

a) Realização de cadastros novos, ou atualização de informações no Cadastro Único, instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias.

b) Realização de acolhida, fortalecendo vínculos entre o CRAS, a família e a comunidade.

 c) Construção do plano de acompanhamento familiar, com responsabilidades assumidas pela família e encaminhamentos executados pela equipe do CRAS.

d) Inserção da família no processo de atendimento e/ou acompanhamento familiar;

e) Realização de visita domiciliar, importante estratégia de busca ativa a usuários e acompanhamento do plano de ação. 

f) Orientação e apoio sobre benefícios socioassistenciais e transferência de renda, conforme a situação identificada junto às famílias.

g) Encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais políticas públicas, conforme necessidades verificadas durante todo o processo.

As equipes de profissionais dos CRAS atuam de forma integrada e articulada com a rede de proteção socioassistencial e demais políticas públicas e organizações não governamentais. Os procedimentos, e orientações técnicas, que normatizam sua atuação estão detalhados no Protocolo de Gestão dos Centros de Referência da Assistência Social de Curitiba.

O atendimento aos usuários inclui o desenvolvimento de atividades socioeducativas, que envolvem também parcerias governamentais e não governamentais.

O atendimento aos usuários inclui o desenvolvimento de atividades socioeducativas, que envolvem também parcerias governamentais e não governamentais.

Grupos

Organizados por especificidades, os grupos são uma forma de participação ativa no processo de desenvolvimento das relações entre pessoas e comunidade, abordando temas de interesse comum:

> Grupos de acompanhamento coletivo das famílias

> Grupos de Convivência com Crianças, Adolescentes e Jovens

> Grupos de Convivência com Idosos

> Grupos Comunitários

Para acessar o arquivo é necessário o Acrobat Reader, e o vídeo, o Windows Media Player.

Compartilhe  Facebook  Mais

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|3350-3500|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados|Política de Privacidade

Instituto Curitiba de Informática