Regional Portão promove ações do Outubro Rosa

• Movimento Outubro Rosa na Regional Portão-2
Publicado em 21/10/2011 Imagem: Comunicação Social da PMC imagem conteudo

Movimento Outubro Rosa na Regional Portão

Mais de cem pessoas participaram das ações de conscientização sobre prevenção do câncer de mama na Rua Cidadania do Portão. As atividades fazem parte da programação da Prefeitura para o Outubro Rosa.

Durante toda a tarde desta quarta-feira (19), alunas atendidas por programas municipais e moradoras da região assistiram palestras e receberam folder com informações sobre prevenção à doença. O dia acabou com uma caminhada no Parque Cambuí.

A palestra de prevenção foi dada pela presidente da Humsol, Tânia Mara Gomez, que falou da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Na apresentação, foram distribuídos folhetos da Secretaria Municipal da Saúde, com dicas de prevenção e o endereço das 110 unidades de saúde onde é possível fazer gratuitamente a mamografia.

Após a palestra, houve apresentação de um coral do Centro de Atividade para Idosos Água Verde, da Prefeitura de Curitiba. O encontro acabou com uma caminhada com 120 pessoas, no Parque Cambuí. Toda a programação foi organizada pelos funcionários da Regional Portão, coordenada pelo administrador regional Gilberto Bedin.

Outubro Rosa - O movimento mundial Outubro Rosa objetiva conscientizar todas as mulheres, a partir dos 40 anos, da necessidade de reservar um dia por ano para o exame de mamografia. Esta cor identifica o compromisso em promover, apoiar e integrar esforços pela identificação precoce do câncer de mama.

A iniciativa do Outubro Rosa surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França. O nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama, e tem como slogan "Um dia rosa por ano e sua vida não vai passar em branco".

A Fundação de Ação Social (FAS) é responsável por ativar ações sobre o tema, com palestras em empresas e locais públicos, eventos para exibição de vídeodocumentários e fotos, além da iluminação de monumentos públicos

Fonte: ssessoria de Comunicação

Instituto Curitiba de Informática