Regional Portão promove ações do Outubro Rosa

• Movimento Outubro Rosa na Regional Portão
  • Movimento Outubro Rosa na Regional Portão-1
  • Movimento Outubro Rosa na Regional Portão-2

Mais de cem pessoas participaram das ações de conscientização sobre prevenção do câncer de mama na Rua Cidadania do Portão. As atividades fazem parte da programação da Prefeitura para o Outubro Rosa.

Durante toda a tarde desta quarta-feira (19), alunas atendidas por programas municipais e moradoras da região assistiram palestras e receberam folder com informações sobre prevenção à doença. O dia acabou com uma caminhada no Parque Cambuí.

A palestra de prevenção foi dada pela presidente da Humsol, Tânia Mara Gomez, que falou da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Na apresentação, foram distribuídos folhetos da Secretaria Municipal da Saúde, com dicas de prevenção e o endereço das 110 unidades de saúde onde é possível fazer gratuitamente a mamografia.

Após a palestra, houve apresentação de um coral do Centro de Atividade para Idosos Água Verde, da Prefeitura de Curitiba. O encontro acabou com uma caminhada com 120 pessoas, no Parque Cambuí. Toda a programação foi organizada pelos funcionários da Regional Portão, coordenada pelo administrador regional Gilberto Bedin.

Outubro Rosa - O movimento mundial Outubro Rosa objetiva conscientizar todas as mulheres, a partir dos 40 anos, da necessidade de reservar um dia por ano para o exame de mamografia. Esta cor identifica o compromisso em promover, apoiar e integrar esforços pela identificação precoce do câncer de mama.

A iniciativa do Outubro Rosa surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França. O nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama, e tem como slogan "Um dia rosa por ano e sua vida não vai passar em branco".

A Fundação de Ação Social (FAS) é responsável por ativar ações sobre o tema, com palestras em empresas e locais públicos, eventos para exibição de vídeodocumentários e fotos, além da iluminação de monumentos públicos

Fonte: ssessoria de Comunicação

rodape esquerdo

Rua Eduardo Sprada, 4520   |   3350-3500   |   CEP 81270010   |   Curitiba   |   PR