Crianças de programas sociais visitam exposição do Titanic

Publicado em 2/12/2011 Imagem: Paulo Zottino/IPCC
Crianças do Projeto Parceria Nota 10 visitam exposição Titanic
  • Crianças do Projeto Parceria Nota 10 visitam exposição Titanic
  • Crianças do Projeto Parceria Nota 10 visitam exposição Titanic-1
  • Crianças do Projeto Parceria Nota 10 visitam exposição Titanic-2
  • Crianças do Projeto Parceria Nota 10 visitam exposição Titanic-3
  • Crianças do Projeto Parceria Nota 10 visitam exposição Titanic-4

Sessenta crianças participantes do Projeto Parceria Nota 10, coordenado pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), visitaram nesta quinta-feira (1º) a Exposição "Titanic", aberta no Shopping Barigui. Pela exposição já passaram gratuitamente cerca de 570 crianças participantes de programas sociaisem 19 instituições sociaisbeneficiadas pela Fundação de Ação Social (FAS).

"Esta é uma oportunidade única para que nossas crianças venham conhecer as peças que foram retiradas do fundo do oceano após este famoso naufrágio ocorrido no inicio do século passado", afirmou a presidente do IPCC, Helena Pereira Oliveira.

O passeio já garantiu a entrada franca de centenas de crianças que participam do Projeto. "Para nós, uma grande satisfação trazer as crianças para conhecer esta linda exposição com as peças verdadeiras que afundaram junto com o Titanic", explicou Larisse Zanquim, da produção da exposição em Curitiba.

Fascinadas, as crianças buscam pelos objetos que revelam detalhes da vida das vítimas do acidente ocorrido no Atlântico Norte, após o choque do navio contra um iceberg, na noite de 12 de abril de 1912. A bordo do navio estavam mais de 3 mil pessoas. Apenas 705 foram salvas.

"Gostei das joias que eram usadas pelas pessoas que não se sabe se morreram afogadas ou se sobreviveram para contar como tudo aconteceu", disse a estudante Sthefanny Fernandes, de 15 anos, atendida no Centro de Transformação Social Vida Nova, instalado no Pinheirinho.

Da mesma curiosidade compartilha Gabriel Felipe do Prado, de 13 anos, também do Centro Vida Nova. "Gostei de conhecer o icerberg parecido com o mesmo que afundou o navio", comemorou.

O Parceria Nota 10 garante o repasse de materiais educativos, esportivos e de higiene para cerca de 2 mil crianças de 25 instituições sociais. Os materiais são usados em atividades socioeducativas coordenadas por educadores em períodos de contraturno escolar.

Acervo - Ao todo, a exposição coloca à mostra 250 peças resgatadas do fundo do oceano. Entre outras, objetos pessoais dos passageiros que viajavam em primeira, segunda e terceira classe do navio.

Também é possível ver de perto peças do navio, talheres, pratos e outros itens. Além disso, os visitantes podem conhecer replicas dos aposentos, corredores e das caldeiras do navio, ambientes que foram recriados a partir de sua forma original.

"Este passeio é na verdade uma viagem no tempo, cheia de emoções e detalhes imortalizados pelo cinema", afirmou a educadora ElieteVerner, da Voice for Chance, entidade instalada na Regional Cajuru. A exposição fica aberta no ParkShopping Barigui até 29 de janeiro de 2012.

EXPOSIÇÃO "TITANIC"
Local: ParkShoppingBarigui
Endereço: Rua Professor Pedro ViratoParigot de Souza, 600 - Ecoville
Mais informações pelo telefone 4003-6464