Equipe da FAS participa de capacitação do Família Paranaense

• A presidente da FAS, Larissa Tissot, participa do Encontro Macrorregional do Programa Família Paranaense 02
  • A presidente da FAS, Larissa Tissot, participa do Encontro Macrorregional do Programa Família Paranaense 03
  • A presidente da FAS, Larissa Tissot, participa do Encontro Macrorregional do Programa Família Paranaense 04
  • A presidente da FAS, Larissa Tissot, participa do Encontro Macrorregional do Programa Família Paranaense 05
  • A presidente da FAS, Larissa Tissot, participa do Encontro Macrorregional do Programa Família Paranaense 06
  • A presidente da FAS, Larissa Tissot, participa do Encontro Macrorregional do Programa Família Paranaense 07
Publicado em 18/04/2017 Imagem: Ricardo Marajó/FAS imagem conteudo

Gestores e técnicos da Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba estão participando do Encontro Macrorregional do Programa Família Paranaense, promovido pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, na capital. O evento teve início nesta terça-feira (18) e segue até esta quarta-feira (19) e reúne aproximadamente 200 pessoas que trabalham com as políticas que integram o programa em 43 municípios das regionais de Curitiba, Paranaguá e Ponta Grossa.

O encontro tem o objetivo de capacitar as equipes responsáveis por desenvolver as ações intersetoriais com as famílias atendidas pelo Família Paranaense, principal programa do Governo do Paraná para a erradicação da pobreza.

“Curitiba está trabalhando com muita dedicação e entusiasmo na implantação do Família Paranaense. Tenho certeza que sairemos deste evento com boas ideias e a certeza que este programa instersetorial trará resultados positivos na vida de muitas famílias curitibanas”, disse a presidente da FAS, Larissa Tissot, durante a abertura do evento.

O Família Paranaense foi lançado em 2012, mas a adesão de Curitiba ao programa aconteceu apenas no último dia 15 de fevereiro. A implantação do programa na capital foi uma das promessas de campanha de Rafael Greca. A medida integra o eixo Solidariedade do programa Viva Curitiba Cidadã, que faz parte do plano de governo do prefeito.

Larissa lembrou que os técnicos que trabalham nos 45 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Curitiba, que atendem pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, estão sendo capacitados para o desenvolvimento do programa. A meta é atender 7.200 famílias em quatro anos, em parceria com outras 21 secretarias e órgãos municipais.

Durante o encontro estão sendo abordados diversos temas relacionados ao programa, como ações, objetivos, metas e metodologia. Entre eles as famílias em situação de alta vulnerabilidade social, o acompanhamento familiar, os desafios do trabalho, o perfil do técnico de referência, a superação da vulnerabilidade e da extrema pobreza e os projetos vinculados. “O objetivo é fortalecer a ação intersetorial do programa e a promoção social das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade”, disse a coordenadora estadual do programa, Letícia Reis.

O Família Paranaense faz o acompanhamento de famílias por um período de dois anos. O atendimento é feito por uma rede integrada de proteção, com ações planejadas em áreas como saúde, habitação, educação, agricultura, trabalho e assistência social. Há ainda a transferência de renda direta para as famílias que vivem abaixo da linha da pobreza.

Presenças

Participaram também da abertura do encontro a diretora-geral da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Letícia Raymundo, que representou a secretária Fernanda Richa; o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; o superintendente da Cohapar, Silvio Monteiro; e o superintendente de Atenção à Saúde do Estado, Juliano Gevaerd.