FAS participa da inauguração de unidade de acolhimento para idosos no Boqueirão

• Inauguração da unidade de acolhimento Solar do Idoso 01
  • Inauguração da unidade de acolhimento Solar do Idoso 02
  • Inauguração da unidade de acolhimento Solar do Idoso 03
  • Inauguração da unidade de acolhimento Solar do Idoso 04
  • Inauguração da unidade de acolhimento Solar do Idoso 05
  • Inauguração da unidade de acolhimento Solar do Idoso 06
  • Inauguração da unidade de acolhimento Solar do Idoso 07
Publicado em 18/05/2017 Imagem: Ricardo Marajó/FAS imagem conteudo

Inauguração da unidade de acolhimento Solar do Idoso 01

A Fundação de Ação Social (FAS) participou, nesta quinta-feira (18), da inauguração da unidade de acolhimento institucional Solar do Idoso que atende pessoas idosas em situação de risco social e com rompimento de vínculos familiares. O espaço está localizado no Boqueirão e, neste primeiro momento, tem capacidade para atender dez idosos, número que deverá dobrar nos próximos meses.

“O serviço desenvolvido nesta unidade é muito importante para a FAS e para todo o município porque garante um atendimento de qualidade para as pessoas idosas que vivem em situação de vulnerabilidade”, disse a presidente da Fundação, Larissa Tissot.

O projeto foi implantado pela FAS com recurso de doação dirigida ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa pelo banco Itaú. A execução do serviço e administração da unidade é de responsabilidade da Associação Solidários pela Vida (Sóvida).

A unidade está em funcionamento desde o dia 29 de março e, atualmente, faz o acolhimento de quatro homens e duas mulheres, que são atendidos por uma psicóloga e uma assistente social, além da equipe de apoio, que conta com cuidador, cozinheira e motorista. Ao longo do dia, eles recebem seis refeições e, juntos, gostam de assistir televisão.

“Aqui é ótimo, dou nota mil”, resumiu o sr. Miguel Nunes de Oliveira, 70 anos, que durante a vida produtiva trabalhou como caminhoneiro. Segundo ele, que tem fama de brincalhão, a companhia dos amigos que fez no Solar do Idoso é a maior recompensa. “Antes eu mora sozinho e, para mim, era um inferno.”

O sr. Acir Moraes, 76 anos, também se diz adaptado com a nova casa. Com a ajuda de um andador, ele gosta de andar na área externa da casa para fazer exercício e tomar sol. A prática também faz parte do dia a dia de Ageu Laurette, 72 anos que, mesmo sem visão, gosta de caminhar no jardim.

A inauguração teve a benção do bispo José Mário Angonese, da Mitra Arquidiocese de Curitiba, e do padre José Carlos Veloso, da Paróquia Santa Isabel, também contou com presença do administrador regional do Boqueirão, Alexandre Dias.