Servidores têm curso para atendimento à pessoa com deficiência

• Prefeitura capacita servidores para atendimento à pessoa com deficiência7
  • Prefeitura capacita servidores para atendimento à pessoa com deficiência 9
  • Prefeitura capacita servidores para atendimento à pessoa com deficiência2
  • Prefeitura capacita servidores para atendimento à pessoa com deficiência1
  • Prefeitura capacita servidores para atendimento à pessoa com deficiência10
  • Prefeitura capacita servidores para atendimento à pessoa com deficiência3
  • Prefeitura capacita servidores para atendimento à pessoa com deficiência4
  • Prefeitura capacita servidores para atendimento à pessoa com deficiência5
  • Prefeitura capacita servidores para atendimento à pessoa com deficiência6
  • Prefeitura capacita servidores para atendimento à pessoa com deficiência8
Publicado em 07/07/2017 Imagem: Ricardo Marajó/FAS imagem conteudo

Prefeitura capacita servidores para atendimento à pessoa com deficiência7

Atendentes do Sistema Nacional de Emprego (Sine) que trabalham nos postos das Ruas da Cidadania, servidores dos Liceus de Ofícios e aqueles que são referência para a área do trabalho nos núcleos regionais estão participando nesta sexta-feira (7/7) do encontro Atendimento à Pessoa com Deficiência. A capacitação, que será ofertada novamente na próxima sexta-feira (14/7), acontece pela manhã e tarde, no Salão Nobre, no prédio central da Prefeitura. Ao todo serão capacitados 200 servidores, em quatro encontros.

O superintende do Trabalho e Emprego da Fundação de Ação Social (FAS), Luciano Martins, explica que o encontro tem o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento prestado aos cidadãos nos equipamentos municipais ligados ao trabalho. “A pessoa com deficiência é um tema importante na área do trabalho. Precisamos estar capacitados para melhor atendê-la. Acreditamos que o que faz a diferença é olhar cada pessoa como um indivíduo e saber que em cada atendimento, além de oferecermos o serviço que ela precisa, estamos entregando esperança”, explicou.

Durante o encontro, organizado pela Diretoria de Relações do Trabalho, os participantes receberam informações sobre como ajudar uma pessoa com deficiência em situações do cotidiano e participaram de simulações de atendimento nas unidades municipais.

Algumas atividades foram desenvolvidas com a participação voluntária de pessoas com deficiência que integram o Instituto IBGPEX, braço de responsabilidade socioambiental do grupo Uninter, que atua no segmento educacional.  O grupo fez demonstrações de tecnologias assistidas, como de software que possui leitor de tela para pessoas com deficiência visual, e levou um cão-guia.

O IBGPEX desenvolve o projeto Ser Capaz que oferta capacitação gratuita para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, por meio de cursos como Capacitação para o Mundo do Trabalho, Informática Acessível e Capacitação em Coordenação de Grupos.

A programação do encontro traz ainda apresentações sobre a política estadual da pessoa com deficiência, seus programas e serviços; o panorama nacional e aspectos gerais da pessoa com deficiência e o atendimento à pessoa com deficiência.