Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Alunas do curso de Auxiliar de Confecção têm aula prática no Senai

  • Alunos do curso de Auxiliar de Confecção fazem aula prática no Senai 01
  • Alunos do curso de Auxiliar de Confecção fazem aula prática no Senai 02
  • Alunos do curso de Auxiliar de Confecção fazem aula prática no Senai 03
  • Alunos do curso de Auxiliar de Confecção fazem aula prática no Senai 04
  • Alunos do curso de Auxiliar de Confecção fazem aula prática no Senai 05
  • Alunos do curso de Auxiliar de Confecção fazem aula prática no Senai 06
  • Alunos do curso de Auxiliar de Confecção fazem aula prática no Senai 07
  • Alunos do curso de Auxiliar de Confecção fazem aula prática no Senai 08
  • Alunos do curso de Auxiliar de Confecção fazem aula prática no Senai 09
Publicado em 11/10/2017 Imagem: Ricardo Marajó/FAS imagem conteudo

Alunos do curso de Auxiliar de Confecção fazem aula prática no Senai 01

As 40 alunas do curso de Auxiliar de Confecção ofertado no Liceu de Ofícios Carmo, na Regional Boqueirão, participaram nesta quarta-feira (11/10) de uma aula prática no Senai, parceiro da Prefeitura no desenvolvimento de cursos gratuitos de qualificação profissional. Elas visitaram o campo da indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep-PR) onde conheceram os laboratórios do Senai, que são montados como uma linha de produção.

O grupo conheceu as salas de aula de modelagem, corte e armazenamento de tecidos e as máquina usadas em uma linha de produção de confecção. “Todas aprenderam a passar linha em cada máquina, como se elas estivessem pegando ‘do zero’ e deixando pronta para o uso”, explicou o professor do Senai na área têxtil e confecção, Cinézio Silva Neto, responsável pelas aulas no curso ofertado no Liceu de Ofícios Carmo.

Luana Cristina Regui, 24 anos, ficou animada com a aula prática. “Não tinha ideia de que existiam tantos tipos de máquinas de costura, achei que era uma só”, disse. Desempregada há dois meses e ex-funcionária de um escritório, Luana aprende uma nova profissão e sonha conseguir um emprego rapidamente na área de confecção. “Sempre quis fazer um curso de costura, mas era caro. Fui à Rua da Cidadania e vi esse, que é de graça. Me matriculei no dia seguinte.”

Parceria

O diretor da Fundação de Ação Social (FAS), responsável pela política de qualificação para o trabalho no município, Fabiano Vilaruel, explica que a articulação com o Senai para a realização de cursos de Auxiliar de Confecção no Boqueirão está alinhada com as diretrizes do prefeito Rafael Greca para fomentar a área têxtil da região. “Estamos empenhados em promover ações para qualificar trabalhadores para um mercado que apresenta constante demanda por novos profissionais, com diversas possibilidades de atuação. E também contribuir para estimular e valorizar o tradicional polo têxtil do Boqueirão.”

O curso de Auxiliar de Confecção no Liceu de Ofícios Carmo teve início no dia 2 e vai até o dia 1º de dezembro, totalizando uma carga horária de 160 horas. São duas turmas de 20 alunas cada, com aulas de manhã e à tarde.

Na primeira fase, são ofertados conteúdos teóricos, como formação cidadã, relações interpessoais, saúde e segurança no trabalho, meio ambiente, ética e cidadania. A partir do dia 23, as aulas serão práticas e realizadas dentro de um ônibus adaptado do Senai que ficará no estacionamento da Rua da Cidadania.

Nas aulas práticas, as alunas aprenderão sobre acionamento de máquinas, passagem de fios e tipos de aplicações. E farão exercícios básicos para domínio dos equipamentos, conserto de peças, aplicação de bolsos e lapelas, barra circular, zíper, ponteira de cós, fixação de botões, montagem e costura, entre outros.

De acordo com o professor, as alunas sairão do curso prontas para entrar no mercado de trabalho.

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|3350-3500|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados|Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes