FAS apresenta o Programa Mobiliza em evento em Santa Catarina

• FAS apresenta o Programa Mobiliza em evento em Santa Catarina 03
Publicado em 30/11/2017 Imagem: Divulgação imagem conteudo

FAS apresenta o Programa Mobiliza em evento em Santa Catarina 01

O programa Mobiliza, desenvolvido pela Fundação de Ação Social (FAS) que capacita adolescentes e adultos para o mundo do trabalho, foi apresentado durante o Encontro Técnico Estadual sobre o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). O evento foi realizado esta semana, na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) em Palhoça.

Participaram do encontro o diretor de Qualificação para o Trabalho da FAS, Fabiano Vilaruel; o coordenador de Promoção para o Mundo do Trabalho, Admaro Anderson Pinto; a gerente do Mobiliza, Roberta Carnasciali dos Santos, e a servidora Melissa Cristina Alves Ferreira, lotada no Núcleo Regional de Santa Felicidade.

“Desde o início dessa gestão, seguindo as orientações do prefeito Rafael Greca, assumimos o compromisso de dialogar com as diversas organizações da sociedade civil e de buscar novas alternativas que contribuam na promoção de ações que melhorem a empregabilidade e o acesso da população ao mundo do trabalho”, explica Vilaruel.

Neste sentido, segundo o diretor, além de expandir a oferta de qualificação social e profissional para os cidadãos curitibanos, a Prefeitura compartilha conhecimentos, experiências e ideias com outros municípios. “Assim como o Programa Liceus de Ofícios, o Programa Mobiliza também inspira gestores de outros estados. Quem disse que não podemos compartilhar nossas práticas com outros municípios? O exercício é extremamente gratificante e só reforça em nós a certeza de que estamos no caminho certo”, diz.

Programa

Ofertado nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), o Mobiliza trabalha habilidades sociais e competências pessoais dos participantes e oferece orientações para o mundo do trabalho. O público-alvo são adolescentes maiores de 14 anos e adultos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais. Só este ano, o programa contou com 352 oficinas que capacitaram 769 jovens e adultos curitibanos.

Encontro

O Encontro Técnico Estadual sobre o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho reuniu técnicos e gestores do programa e teve o objetivo de informar os municípios a respeito da reformulação do programa Acessuas, aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

Durante o encontro, o público puderam trocar experiências e debater sobre as novas normas, o público, os eixos de atuação, a gestão do programa, a utilização do recurso e a prestação de contas, tendo como eixo central as ações de desenvolvimento de habilidades e orientação para o mundo do trabalho.

O Acessuas Trabalho busca mobilizar e auxiliar pessoas que vivem em situação de risco e/ou vulnerabilidade social e oferecer oportunidades de emprego.