FAS alerta para o trabalho e exploração sexual de crianças e adolescentes

• FAS alerta para o trabalho e exploração sexual de crianças e adolescentes 01
  • FAS alerta para o trabalho e exploração sexual de crianças e adolescentes 02
  • FAS alerta para o trabalho e exploração sexual de crianças e adolescentes 03
  • FAS alerta para o trabalho e exploração sexual de crianças e adolescentes 04
  • FAS alerta para o trabalho e exploração sexual de crianças e adolescentes 05
  • FAS alerta para o trabalho e exploração sexual de crianças e adolescentes 07
  • FAS alerta para o trabalho e exploração sexual de crianças e adolescentes 09
  • FAS alerta para o trabalho e exploração sexual de crianças e adolescentes 10
  • FAS alerta para o trabalho e exploração sexual de crianças e adolescentes 11
  • FAS alerta para o trabalho e exploração sexual de crianças e adolescentes 12
  • FAS alerta para o trabalho e exploração sexual de crianças e adolescentes 13
  • FAS alerta para o trabalho e exploração sexual de crianças e adolescentes 14
  • FAS alerta para o trabalho e exploração sexual de crianças e adolescentes 15
  • FAS alerta para o trabalho e exploração sexual de crianças e adolescentes 16
  • FAS alerta para o trabalho e exploração sexual de crianças e adolescentes 17
  • FAS alerta para o trabalho e exploração sexual de crianças e adolescentes 19
Publicado em 04/02/2018 Imagem: Ricardo Marajó/FAS imagem conteudo

FAS alerta para o trabalho e exploração sexual de crianças e adolescentes 01

A Fundação de Ação Social (FAS) realizou neste domingo (4/2) mais uma ação educativa para alertar a população e prevenir o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes durante o Carnaval. Foi durante a festa do bloco Garibaldis e Sacis, que aconteceu na Regional Bairro Novo, que integra os eventos pré-carnavalescos organizados pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba.

A equipe da FAS percorreu o trecho destinado para a passagem do bloco, na Rua São José dos Pinhais, entre as ruas Nova Aurora e Dr. Lauro Gentio Portugal Tavares, no Sítio Cercado. Durante a blitze educativa, foi distribuído material gráfico, composto por máscaras carnavalescas, leques, cartazes e folderes com o tema No Bloco da Alegria, Trabalho Infantil Não Tem Vez.

As máscaras para crianças e os leques informativos trazem, no verso, um alerta contra situações de trabalho infantil e incentivam as denúncias. O material foi criado pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social para distribuição aos municípios.

Além disso, foram distribuídas pulseiras de identificação, nas quais é possível escrever os nomes da criança e do responsável e o telefone de contato, para facilitar a localização dos familiares, caso ela se perca na multidão.

Esta foi a terceira abordagem social realizada pela FAS durante os eventos pré-carnavalescos da Prefeitura, que começaram no último dia 21 e seguem até o próximo dia 12. Segundo a diretora de proteção Social Especial da FAS, Cláudia Estorílio, as ações educativas têm o objetivo de prevenir situações de violação de direitos. “O trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes são crimes e precisam ser combatidos e denunciados”, explica.

Denúncia

Caso seja identificada alguma situação, os técnicos e educadores sociais fazem a abordagem e orientam a criança ou o adolescente e, se possível, o responsável. Além disso, são coletadas informações. No próximo dia útil, o caso é comunicado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) para notificação obrigatória. Depois disso, equipes da FAS visitarão a família para novas orientações e, dependendo do que for encontrado, o acompanhamento passa a ser constante e o caso é informado à rede de proteção.

Para denunciar casos de trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes, em Curitiba, basta ligar para o número 156, central de comunicação da Prefeitura com a população. Há ainda o 181, Disque-Denúncia do Governo do Estado, e o 100, Disque Direitos Humanos, do Governo Federal. As ligações são gratuitas.

Programação

As próximas ações acontecerão no próximo dia 10, na Avenida Marechal Deodoro, onde serão realizados os bailes e desfiles infantil e adulto, entre a Travessa da Lapa e a Avenida Marechal Floriano Peixoto.

No dia 11, o trabalho continuará durante a marcha Zombie Walk, que sairá da Boca Maldita e seguirá até a Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico; e no dia 12, durante os shows do Psycho Carnaval, também na Praça Nossa Senhora de Salete.