Curitibanas são homenageadas com plantio de árvores no Parque Tingui

• Curitibanas são homenageadas com plantio de árvores no Parque Tingui 05
Publicado em 09/03/2018 Imagem: Levy Ferreira/SMCS imagem conteudo

Curitibanas são homenageadas com plantio de árvores no Parque Tingui 01

O prefeito Rafael Greca participou, nesta quinta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, de uma homenagem bastante típica da cidade às curitibanas: o plantio de 325 árvores no Parque Tingui. As mudas de 23 espécies diferentes foram posicionadas ao longo de toda a unidade de conservação.

“Esse encontro à sombra do oratório de São Miguel Arcanjo, no Memorial Ucraniano do Parque Tingui, marca o Dia da Mulher no ano 325 de Curitiba”, destacou o prefeito. “O segredo do sucesso da Prefeitura de Curitiba, movida à ternura, doçura e emoção está na proporção de mulheres, que representam 80% dos nossos servidores”, completou Greca ao homenagear as mulheres presentes no evento.

As primeiras 25 árvores foram plantadas simbolicamente por mulheres convidadas. A primeira dama Margarita Sansone iniciou o plantio com uma araucária. Entre as presentes, estiveram a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, além das secretárias, servidoras municipais e vereadoras da cidade. “As demais serão plantadas ao longo do Rio Barigui para deixar ainda mais bonito o nosso Parque Tingui”, anunciou Greca.

Novo Jardim de Mel

Ainda em homenagem “à doçura da mulher curitibana”, o evento marcou o lançamento de um novo Jardim de Mel em Curitiba. A unidade do Parque Tingui conta com três caixas – das abelhas nativas sem ferrão Jataí, Mandaçaia e Mirim – posicionadas atrás do Memorial Ucraniano, com sinalização e informações sobre o projeto. As abelhas nativas são responsáveis pela polinização de 90% das plantas.

“Fazemos isso para que se multipliquem as flores e os frutos, porque a terra é nossa mãe e também é mulher”, explicou o prefeito. De acordo com a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, trata-se do sexto Jardim de Mel de Curitiba. O primeiro, vitrine do projeto, foi implantado no Parque Barigui ainda em setembro do ano passado.

Os outros quatro estão no Jardim das Sensações (Jardim Botânico), Casa de Acantonamento do Zoológico de Curitiba, Bosque Reinhard Maack (Hauer) e no Museu de História Natural do Capão da Imbuía.

Presenças

Também fizeram plantios a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Elenice Malzoni; a procuradora geral Vanessa Volpi; a secretária da Saúde, Marcia Huçulak; da Educação, Maria Sílvia Bacila; a coordenadora da Política da Mulher, Terezinha Ramos; a presidente do Instituto Municipal do Turismo, Tatiana Turra; a presidente da FAS, Elenice Malzoni; superintendente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro; a presidente do ICS, Dora Pizzatto; a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Sandra Prado.

A esposa do presidente da Câmara Municipal, vereador Serginho do Posto, Angelina Balaguer; e as vereadoras, Julieta Reis, Katia Dittrich e Fabiane Rosa participaram da ação. Servidoras do gabinete do prefeito, da Secretaria do Governo Municipal e do Meio Ambiente estiveram entre as convidadas para a homenagem.