Sine Matriz ganha novas instalações para atender trabalhadores

• Sine Matriz ganha novas instalações para atender trabalhadores 01
  • Sine Matriz ganha novas instalações para atender trabalhadores 02
  • Sine Matriz ganha novas instalações para atender trabalhadores 03
  • Sine Matriz ganha novas instalações para atender trabalhadores 04
  • Sine Matriz ganha novas instalações para atender trabalhadores 05
  • Sine Matriz ganha novas instalações para atender trabalhadores 06
  • Sine Matriz ganha novas instalações para atender trabalhadores 07
  • Sine Matriz ganha novas instalações para atender trabalhadores 08
  • Sine Matriz ganha novas instalações para atender trabalhadores 09
Publicado em 02/04/2018 Imagem: Luiz Costa/SMCS imagem conteudo

Sine Matriz ganha novas instalações para atender trabalhadores 01

O posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) na Regional Matriz ganhou um novo espaço. Mais amplo e moderno, passou a atender os trabalhadores na Rua Monsenhor Celso, 35, junto ao Liceu de Ofícios, no Centro. Antes, a unidade funcionava na Rua da Cidadania Matriz.

A inauguração das instalações, nesta segunda-feira (2/4), foi conduzida pelo prefeito Rafael Greca e faz parte da programação de aniversário da Fundação de Ação Social (FAS), gestora das políticas da assistência social e do trabalho e emprego, que neste mês comemora 25 anos de existência. A FAS foi fundada em abril de 1993 pela primeira-dama, Margarita Sansone, durante a primeira gestão de Rafael Greca como prefeito de Curitiba.

“Nesse prédio histórico que foi do comerciante Paulo Hauer, no século 9, temos hoje a casa da FAS Trabalho, com o posto do Sine para emissão de Carteiras de Trabalho e, ao lado, o Liceu de Ofícios para a qualificação profissional”, disse o prefeito. “Ganhamos esta casa em 1993 e Margarita a ocupou com o Liceu de Ofícios, que depois foi fechado. Agora, estamos retomando-a, no processo de reabrir tudo que estava fechado, com a ideia que Curitiba volte a ser a boa Curitiba de sempre”, lembrou Greca.

O prefeito ressaltou ainda a localização do posto, próximo a terminais de ônibus e à Praça Tiradentes, o que facilitará o acesso dos cidadãos.

Rede municipal

O Sine Matriz faz parte da rede municipal do trabalho e emprego e oferece unicamente o serviço de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O posto emite 890 documentos por mês, em média.

O estudante de Medicina Gabriel Grimm Acuma, 21 anos, recebeu sua primeira carteira de trabalho no local, entregue pelo prefeito. Ele contou que a emissão foi rápida e que o documento ficou pronto quatro dias antes do prazo estabelecido. “Com a carteira poderei procurar uma vaga de estágio”, disse Gabriel.

Com a mudança para o novo endereço, o posto do Sine passou a ter uma área de espera mais ampla. “Isso proporcionará mais conforto para os cidadãos, o que também refletirá na melhoria da qualidade de atendimento”, destacou a presidente da FAS, Elenice Malzoni.

Curitiba tem mais nove Sines municipais, únicos habilitados para a emissão de Carteira de Trabalho na cidade. Além da emissão deste documento, as unidades oferecem serviços de intermediação de mão de obra e habilitação ao seguro-desemprego.

Um Sine Móvel também percorre a cidade para atender os trabalhadores. Em 2017, os postos do Sine fizeram 314.500 atendimentos.

Presenças

Participaram também da cerimônia os administradores regionais da Matriz, José Dirceu de Matos, e do Tatuquara, Jadir Silva; o coordenador da Diversidade Sexual, Allan Joahan; o superintende do Trabalho e Emprego da FAS, Fabiano Vilaruel; o diretor de Relações para o Trabalho, Cesário Ferreira Filho; a chefe do Sine Matriz, Jocyla Mara Mazuroski; e servidores da FAS.