Capacitação busca melhorar acesso de grupos vulneráveis ao mercado de trabalho

A Assessoria de Políticas de Diversidade Sexual em parceria com a superintendência do Trabalho da Fundação de Ação Social (FAS) vai realizar oficinas para melhorar a empregabilidade de públicos vulneráveis. A ação faz parte do Programa Mobiliza, terá carga horária de 12 horas, divididas em três encontros, e inclui a oferta de dez bolsas de estágio.

De acordo com Allan Johan, assessor de Políticas de Diversidade Sexual do município, os transsexuais e travestis necessitam de capacitação mais específica, na medida em que enfrentam dificuldades adicionais para encontrar emprego.

Ele explica que o curso vai ajudar a desenvolver competências pessoais, melhorando o nível de empregabilidade dos participantes. Serão duas abordagens: uma para quem busca recolocação, outra para quem está em busca do primeiro emprego formal.

“O objetivo é promover a inclusão real dessas pessoas”, diz Johan. “Queremos aos poucos resgatar quem vive fora do mercado formal de trabalho por conta do preconceito e fazer com que tenham direito a uma vida digna e sem violações de seus direitos.”

Bolsas

As bolsas de estágio serão ofertadas por meio do projeto "Cidadania T". As vagas serão providas por meio de parceria entre a Prefeitura e a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado do Paraná. O projeto fará o acompanhamento dos selecionados por meio da Assessoria de Políticas de Diversidade Sexual do município.

“Unimos esforços e recursos para promover a colocação ou recolocação no mercado de trabalho de um público que sofre muito com o preconceito", diz o superintendente do Trabalho da FAS, Fabiano Vilaruel. “Acreditamos muito no poder de realização a partir do trabalho integrado.”

Serviço

As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de maio por meio do e-mail diversidade@pmc.curitiba.pr.gov.br ou nas ONGs Transgrupo Marcela Prado, Grupo Dignidade ou APPAD.

O curso é grátis e há 60 vagas disponíveis.

Os encontros ocorrerão no Liceu de Ofícios da Rua Monsenhor Celso, 53, Centro.