FAS promove seminário para debater abuso sexual de crianças e adolescentes

Publicado em 15/05/2018 Imagem: Ricardo Marajó/FAS imagem conteudo

FAS promove seminário para debater abuso sexual de crianças e adolescentes

A Fundação de Ação Social (FAS) promoverá na próxima sexta-feira (18/5) o XII Seminário Municipal de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante o evento, profissionais debaterão sobre estratégias de ações para o atendimento de famílias abusivas e a implantação ainda este ano da Lei 13.431/17, a qual normatiza e organiza o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e estabelece medidas de assistência e proteção a este público.

O seminário será realizado no Salão de Atos do Parque Barigui e marca as comemorações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante o evento, que acontecerá das 8h30 às 17 horas e deverá reunir mais de 300 pessoas, a FAS lançará uma campanha que tem como slogan “Abuso sexual infantil: esse mal não pode crescer”, para alertar a população para o problema e proteger crianças e adolescentes.

O evento tem o objetivo de fazer com que os profissionais que prestam atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual - que compõem a rede de proteção – debatam sobre o trabalho realizado e tenham mais conhecimento sobre o que dispõe a Lei nº.  13.431/17 e sua aplicabilidade, especialmente de forma intersetorial.

Participarão do seminário, servidores da FAS e da Fundação Cultural de Curitiba (FCC); secretarias municipais da Educação, Saúde; Defesa Social, Esporte, Lazer e Juventude; além de profissionais do Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar de Curitiba; secretarias estaduais da Educação e da Família e Desenvolvimento Social. Devem participar também representantes dos conselhos municipais de Assistência Social (CMAS) e dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), organizações da sociedade civil e parceiros da rede de proteção.

A inscrição para participar do seminário deve ser feitas até esta terça-feira (15/5), pelo email dprofissionalfas@fas.curitiba.pr.gov.br. Servidores municipais devem informar o nome e a matrícula e o público externo, nome e número de CPF.