Prefeitura lança campanha e promove corrida contra o trabalho infantil

• Panfletagem contra o trabalho infantil no Bairro Novo I
  • Panfletagem contra o trabalho infantil no Bairro Novo II
  • Panfletagem contra o trabalho infantil no Bairro Novo III
  • Panfletagem contra o trabalho infantil no Bairro Novo IV
  • Panfletagem contra o trabalho infantil no Bairro Novo V
Publicado em 12/06/2018 Imagem: Ricardo Marajó/FAS imagem conteudo

Panfletagem contra o trabalho infantil no Bairro Novo I

Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, a Prefeitura de Curitiba promoverá eventos especiais e lançará uma campanha de combate ao problema que atinge 2,6 milhões de crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, em todo o Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad). Em Curitiba, a Fundação de Ação Social (FAS) registrou neste ano 93 crianças e adolescentes, de 72 famílias, em situação de trabalho infantil.

Com o slogan Trabalho Infantil Nem na Imaginação, a campanha será lançada durante a 1ª Corrida Municipal Contra o Trabalho Infantil, que será promovida pela FAS e a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) no próximo domingo (17/6).

O evento faz parte do circuito oficial de Corridas de Rua de Curitiba e as inscrições já estão encerradas. A corrida terá um percurso de 10 km, passando por ruas dos bairros Hauer e Boqueirão. A concentração será na Praça Alfredo Hauer e a largada nas esquinas das ruas Oliveira Viana e Dr. Júlio César Ribeiro, às 7h.

“Essa campanha tem caráter educativo e preventivo, é direcionada aos adultos, às crianças e aos adolescentes, principalmente às participantes dos serviços do município”, explica a diretora de Proteção Social Especial da FAS, Aline Javornik.

Com a realização da corrida, segundo Aline, o município espera reforçar a pauta da infância e adolescência nas ações esportivas e chamar a atenção da sociedade civil organizada para as violações de direitos sofridas por crianças e adolescentes.

Durante todo o mês, várias atividades também são realizadas nas unidades da (FAS) para lembrar que o trabalho para pessoas de até 14 anos de idade é proibido. Admite-se o trabalho de adolescentes de 14 a 16 anos, desde que na condição de aprendiz.

Na faixas de 16 a 18 anos, a permissão é parcial - são proibidas atividades noturnas, insalubres, perigosas e penosas, consideradas prejudiciais à formação intelectual, psicológica, social ou moral do adolescente.

Eventos pelo combate ao trabalho infantil

Núcleo Regional Bairro Novo

Evento: distribuição de material informativo para sensibilização e orientação sobre o trabalho infantil

Data: 12 de junho, às 11h30

Local: Escola Municipal Rejane Maria Silveira Sachette (Rua Nova Aurora, 717 – Sítio Cercado)

Núcleo Regional Boa Vista

Evento: apresentação cultural com música e teatro de crianças e adolescentes que participaram das oficinas referentes ao tema que estão sendo realizadas durante todo o mês de junho, nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e nos Centros Especializados de Referência da Assistência Social (Creas)

Data: 13 de junho, manhã e tarde.

Local: Auditório da Rua da Cidadania do Boa Vista (Av. Paraná, 3600)

Núcleo Regional Boa Vista Boqueirão

Evento: promoção de atividades que tratam do tema e realização de pesquisa com os adolescentes sobre os tipos de trabalho infantil.

Data: 15 de junho, 14h

Local: Cras Iguape (Rua Maestro Carlos Frank, 770 – Boqueirão)

Evento: Atividades que tratam do tema com crianças de famílias atendidas pelo programa Família Paranaense.

Data: 21 de junho, 9h

Local: Cras Alto Boqueirão (Rua Wilson Dacheux Pereira, s/n Alto Boqueirão)

Núcleo Regional Cajuru

Evento: panfletagem nas feiras livres das regiões dos bairros Uberaba e Jardim das Américas

Data: 12 de junho (Uberaba) e 14 de junho (Jardim das Américas), manhã

Local: Uberaba: Rua Coronel José Carvalho de Oliveira, Vila São Paulo, e no Jardim das Américas: entre as ruas Joaquim Lacerda e Almir Trova de Oliveira.

Núcleo Regional Matriz

Evento: Blitz educativa

Data: 12 de junho, das 10 às 12h

Local: Rua Imaculada Conceição com Rua Guabirotuba

Núcleo Regional Pinheirinho

Evento: Blitz educativa e roda de conversa com adolescentes que participam do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) sobre o trabalho infantil, com a participação de técnicos e educadores.

Data: 13 de junho, 14h

Local: Terminal do Pinheirinho (Av. Winston Churchill, s/n) e Shopping Popular (Av. República Argentina, 5259 - Novo Mundo)

Núcleo Regional Portão

Evento: blitz educativa e panfletagem para sensibilização e orientação sobre trabalho infantil

Data: 16 de junho, horário a definir

Local: via pública

Núcleo Regional Tatuquara

Evento: apresentação de vídeo “Meia Infância - O trabalho Infantil no Brasil” e roda de conversa com crianças e adolescentes.

Data: 13 de junho, 9h e 14h

Local: Cras Dom Bosco (Rua Marcos Bertoldi, 462 - Campo de Santana)

Evento: oficina com as famílias do SCFV de 0 a 6 anos

Data: 13 de junho, 14h