Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

FAS reforça resgate de pessoas em situação de rua nas noites mais frias

  • FAS reforça resgate de pessoas em situação de rua nas noites mais frias I
  • FAS reforça resgate de pessoas em situação de rua nas noites mais frias II
  • FAS reforça resgate de pessoas em situação de rua nas noites mais frias III
  • FAS reforça resgate de pessoas em situação de rua nas noites mais frias IV
  • FAS reforça resgate de pessoas em situação de rua nas noites mais frias V
Publicado em 09/07/2018 Imagem: Ricardo Marajó/FAS imagem conteudo

FAS reforça resgate de pessoas em situação de rua nas noites mais frias I

Com a queda da temperatura, a Fundação de Ação Social (FAS) está reforçando, a partir desta segunda-feira (9/7), a estrutura para abordagem e transporte de pessoas em situação de rua até as unidades de acolhimento. A medida é para garantir a integridade das pessoas em situação de rua e motivá-las a trocar o piso frio e duro das ruas pelas camas limpas e quentes ofertadas pela Prefeitura.

“Teremos sete equipes macrorregionais trabalhando das 18h às 23h e dando suporte à Central de Abordagem Social, que atende às demandas de toda a cidade 24 horas por dia”, explica a diretora de Atenção à População em Situação de Rua da FAS, Maria Alice Erthal. Será assim a cada noite em que a temperatura for igual ou menor a 9°C.

O atendimento será feito por 14 educadores sociais distribuídos em sete kombis. Uma dupla de técnicos por veículo vai percorrer os bairros das administrações regionais Santa Felicidade e CIC, Pinheirinho e Tatuquara, Cajuru e Boa Vista e Bairro Novo e Boqueirão. Devido a maior concentração de pessoas em condição de rua, as regionais Matriz e Portão terão equipes exclusivas.

Permitido pertences e bichos

Quem aceitar o convite dos educadores para pernoitar nas unidades de acolhimento, será levado para as casas de passagem Jardim Botânico, Rebouças, Bairro Novo ou Plínio Tourinho. Juntas elas somam 520 das 907 vagas existentes nas 12 unidades oficiais de acolhimento para a população em situação de rua. Caso essas vagas sejam insuficientes, as pessoas poderão ser levadas a uma das seis unidades conveniadas e que oferecem 281 vagas.

Além de camas para dormir, em qualquer desses espaços os hóspedes têm acesso a banho quente, toalhas e roupas de cama limpas. Também é oferecida alimentação - na chegada, depois do cadastramento, e na saída, no início da manhã.

Quem aceita passar a noite em um desses locais tem direito de levar seus pertences em bolsas ou mochilas e também os animais de estimação. Transportados em veículos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, os pets ficam hospedados nas unidades Jardim Botânico ou Bairro Novo - com estrutura de abrigo e alimentação para eles. Na manhã seguinte, os bichos reencontram seus tutores.

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|3350-3500|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados|Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes