Ônibus Lilás leva apoio às mulheres vítimas de violência nas dez regionais

• Ônibus Lilás leva apoio às mulheres vítimas de violência nas dez regionais
  • Ônibus Lilás leva apoio às mulheres vítimas de violência nas dez regionais 1
  • Ônibus Lilás leva apoio às mulheres vítimas de violência nas dez regionais 2
Publicado em 07/08/2018 Imagem: Comunicação Social da PMC imagem conteudo

Ônibus Lilás leva apoio às mulheres vítimas de violência nas dez regionais

Com programação especial de enfrentamento à violência contra a mulher, o Ônibus Lilás vai percorrer as dez regionais da cidade a partir desta quarta-feira (8/8), até 23 de agosto (programação abaixo). A iniciativa é uma ação comemorativa à criação da Lei Maria da Penha, que completa 12 anos de existência nesta terça-feira (7/8).

O Ônibus Lilás levará até os bairros informação e atendimento a mulheres em situação de violência - seja física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral -, acolhimento de denúncias e orientações sobre os direitos contidos na Lei Maria da Penha, entre outros serviços. O atendimento é gratuito, basta ir ao local.

De acordo a assessora de Políticas para Mulher da Prefeitura, Terezinha Beraldo Pereira Ramos, dados levantados pelos Ministérios Públicos estaduais apontam que, entre março de 2016 e março de 2017, oito mulheres morreram por dia em decorrência da violência.

No Paraná, pelo segundo ano consecutivo, houve redução de 31,1% nos casos de feminicídio, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A pesquisa é referente aos anos de 2016 e 2017.

“A denúncia é fundamental para romper com a situação de violência, e o trabalho contínuo de levar informação à população é importante no processo de prevenção e enfrentamento", afirma Terezinha. "Por isso, políticas públicas como o Ônibus Lilás são tão importantes. Ele faz com que a informação chegue até os bairros."

Além disso, de acordo com Terezinha, Curitiba é referência nacional no atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, principalmente por conta do trabalho realizado na Casa da Mulher Brasileira (CMB).

Para a coordenadora-geral da Casa da Mulher Brasileira, Sandra Praddo, “ter um equipamento público especializado, como a CMB, faz toda a diferença no atendimento às vítimas.” O local funciona 24 horas, todos os dias do ano, e reúne os serviços necessários para que as mulheres e seus filhos saiam do ciclo de violência, sem serem revitimizadas.

“As mulheres atendidas deixam a CMB com questões jurídicas formalizadas, as demandas atendidas e com um novo olhar para a sua caminhada, resgatando a autoestima, sendo reinserida no mercado de trabalho formal, tendo controle sobre a sua vida e exercendo plenamente a cidadania”, afirma Sandra.

Programação Ônibus Lilás

Atendimento das 8h às 18h

Regional Matriz  - 8/8 (quarta-feira)
Rua da Cidadania Matriz - Praça Rui Barbosa, 101 - Centro.

Regional Pinheirinho - 9/8 (quinta-feira)
Rua da Cidadania Pinheirinho - Av. Winston Churchill, 2033.

Regional Tatuquara - 10/8 (sexta-feira)
Rua da Cidadania Tatuquara - Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n.

Regional CIC - 14/8 (terça-feira)
Administração Regional CIC - Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460.

Regional Boa Vista - 15/8 (quarta-feira)
Rua da Cidadania Boa Vista - Av. Paraná, 3.600.

Regional Bairro Novo - 16/8 (quinta-feira)
Clube da Gente - Rua Marcolina Caetano Chaves, 150.

Regional Portão - 20/8 (segunda-feira)
Rua da Cidadania da Fazendinha - Rua Carlos Klemtz, 1700.

Regional Santa Felicidade - 21/8 (terça-feira)
Rua da Cidadania Santa Felicidade - Rua Santa Bertila Boscardin, 230.

Regional Boqueirão - 22/8 (quarta-feira)
Rua da Cidadania Carmo/Boqueirão - Av. Marechal Floriano, 8430 – Carmo.

Regional Cajuru - 23/8 (quarta-feira)
Rua da Cidadania Cajuru- Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150.

Denuncie

O Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher é um serviço do Governo Federal gratuito, que funciona 24h por dia, todos os dias do ano.

Serviço: Casa da Mulher Brasileira

Local: Avenida Paraná, 870 - Cabral