FAS reorganizará Cras para reforçar atendimento nas áreas com maior demanda

• Município reorganizará Cras para reforçar atendimento social nas áreas com maior demanda 01
  • Município reorganizará Cras para reforçar atendimento social nas áreas com maior demanda 02
  • Município reorganizará Cras para reforçar atendimento social nas áreas com maior demanda 03
  • Município reorganizará Cras para reforçar atendimento social nas áreas com maior demanda 04
  • Município reorganizará Cras para reforçar atendimento social nas áreas com maior demanda 05
  • Município reorganizará Cras para reforçar atendimento social nas áreas com maior demanda 06
  • Município reorganizará Cras para reforçar atendimento social nas áreas com maior demanda 07
  • Município reorganizará Cras para reforçar atendimento social nas áreas com maior demanda 08
  • Reordenamento dos Cras
Publicado em 09/08/2018 Imagem: Ricardo Marajó/FAS imagem conteudo

A Fundação de Ação Social (FAS) irá reorganizar a rede de atendimento de proteção social básica de Curitiba. Famílias referenciadas em seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da capital passarão a ser atendidas em outras unidades, localizadas na mesma região, enquanto funcionários serão realocados para reforçar o atendimento, o que ajudará a qualificar os serviços.

O projeto de reordenamento das unidades, que vinha sendo amplamente discutido com a população, desde o dia 26 de junho, recebeu o aval do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), nesta sexta-feira (9/8). Com nove votos favoráveis e sete contrários, o projeto foi aprovado pelos conselheiros do órgão, que reúne representantes governamentais e da sociedade civil. Dois conselheiros faltaram à votação.

A proposta inicial era reordenar sete unidades, mas depois de ouvir a população, a FAS optou por manter o Cras Santa Rita, localizado na Regional Tatuquara, o que faz com que a medida passe a valer para seis centros. Os Cras que terão mudanças são o Sambaqui, localizado na Regional Bairro Novo, e que será transformado em Unidade de Atendimento, o que garantirá a manutenção dos serviços no mesmo espaço; Cras Vila Hauer, na Regional Boqueirão; Cras Jardim Gabineto e Arroio, na CIC; Cras Portão, na Regional Portão; e o Cras Butiatuvinha, na Regional Santa Felicidade.

Outra medida adotada será a transferência de endereço de duas unidades, nas regionais Boa Vista e CIC, para que fiquem mais próximas das famílias mais vulneráveis. É o caso do Cras Boa Vista, que mudará do bairro Boa Vista para uma área mais próxima do Santa Cândida; e do Cras Alto Bela Vista, localizado no Augusta, e que será instalado na região do Moradias Corbélia, ambos na regional CIC. No imóvel deixado pelo Cras Alto Bela Vista será implantada também uma Unidade de Atendimento, espaço de apoio ao Cras em áreas mais distantes.

Reforço

A assessora de Planejamento da FAS, Ana Luiza Suplicy Gonçalves, explica que o reordenamento dos Cras é necessário para adequar o atendimento às mudanças geográficas e de perfil da população atendida pelo município. Além disso, a medida permitirá reforçar o atendimento nos locais de maior demanda.

“Trata-se de uma medida que busca a eficiência administrativa, para otimizar a prestação do serviço. As mudanças ocorrerão apenas nos espaços físicos e nenhum serviço deixará de ser ofertado à população”, explica a assessora.

Curitiba tem hoje 45 Cras e com o reordenamento passará a contar com 39 unidades, responsáveis pelo atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social. O número de unidades mantém Curitiba com a maior rede proporcional ao número de habitantes existentes nas metrópoles do país, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus e Porto Alegre.

Com a mudança, o município terá Cras para cada 2.801 famílias cadastradas, enquanto o estabelecido pela Política Nacional de Assistência Social é de um para cada 5 mil famílias.

Os Cras são considerados porta de entrada da assistência social. Oferecem serviços que buscam o fortalecimento da convivência com a família e com a comunidade, orientam a população sobre os benefícios assistenciais e fazem o cadastramento dos usuários programas sociais do Governo Federal.