CRAS Bairro Novo ganha Brinquedoteca com atividades para toda família

• 6- FAS inaugura Brinquedoteca no CRAS Bairro Novo
  • 7- FAS inaugura Brinquedoteca no CRAS Bairro Novo
  • 8- FAS inaugura Brinquedoteca no CRAS Bairro Novo

O presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Leandro Meller, inaugurou na tarde desta segunda-feira (23) a Brinquedoteca do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Bairro Novo. O novo espaço irá funcionar todos os dias, nos períodos da manhã e tarde, e atenderá prioritariamente crianças e adolescentes, entre 7 a 17 anos, acompanhadas pela equipe do CRAS.

"É uma enorme satisfação inaugurar este espaço, que irá ampliar e aprimorar o atendimento social na região", disse Leandro Meller, que também ressaltou os serviços oferecidos na Brinquedoteca. "As atividades lúdicas, recreativas e pedagógicas contribuem no desenvolvimento pessoal e incentiva o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários".

O projeto de construção da nova Brinquedoteca surgiu em dezembro de 2009, por meio de uma parceria entre a FAS e a empresa ExxonMobil, que doou R$ 50 mil reais ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no objetivo de contribuir para a implantação do espaço.

"Acreditamos no projeto e sabemos que precisamos trabalhar de forma integrada com as políticas públicas para contribuir na melhoria da qualidade de vida de quem mais precisa", disse o Gerente de Suporte Business Centers da ExxonMobil, Alexandre Brandão.

Aproximadamente 150 pessoas estiveram presentes na inauguração da Brinquedoteca. O evento contou também com apresentações cênicas, roda de capoeira e palhaços, que fizeram a alegria das crianças. "A inauguração da Brinquedoteca fortalece ainda mais o atendimento do CRAS, que sempre ofereceu um ambiente amigável e apoio para as famílias da região", disse a líder comunitária, Maria Inês Ferreira.

Além do atendimento a crianças e adolescentes, a Brinquedoteca também desenvolverá atividades com famílias e idosos. "Construímos um espaço com recursos lúdicos que permitem atender todos os ciclos de vida", explicou a supervisora da FAS na Regional Bairro Novo, Rosane Maciel.

Brinquedotecas - Atualmente a FAS disponibiliza 23 Brinquedotecas nas nove Regionais Administrativas da Prefeitura. Instaladas nos CRAS, todas possuem um acervo de brinquedos, livros infantis e jogos para crianças e adolescentes. Realizam atividades socioeducativas como teatro de boneco, contação de histórias, jogos e gincanas, que visam estimular o aprendizado e a criatividade dos visitantes.

"Com as brincadeiras e atividades, incentivamos as crianças e adolescentes a compreenderem o mundo, aprender a explorar o ambiente e aprimorar seu potencial criativo", disse a brinquedista do CRAS Vila Sandra, Maria Francisca Skraba.

Além de serem abertas para as famílias participantes das ações e programas desenvolvidos nos CRAS, as Brinquedotecas também atendem crianças e adolescentes de colégios e entidades sociais, sendo necessário apenas agendar uma data e horário para utilização do espaço. As brincadeiras são orientadas por educadores brinquedistas e profissionais especializados em pedagogia, educação infantil e artes cênicas.

rodape esquerdo

Rua Eduardo Sprada, 4520   |   3350-3500   |   CEP 81270010   |   Curitiba   |   PR