Novo CRAS Iguaçu vai quadruplicar capacidade de atendimento

• 4- Prefeito Luciano Ducci visita principais obras na Regional Cajuru
Publicado em 26/8/2010 Imagem: Divulgação imagem conteudo

1- Prefeito Luciano Ducci visita principais obras na Regional Cajuru

O prefeito Luciano Ducci vistoriou nesta quinta-feira (26) as principais obras que a Prefeitura de Curitiba está fazendo nos bairros Cajuru e Uberaba. "São obras importantes porque envolvem a ampliação de serviços sociais e a pavimentação de ruas vitais para a comunidade destes bairros", disse Luciano Ducci.

Uma dessas obras é o novo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Iguaçu, que fica ao lado do Armazém da Família Vila Autódromo, na rua Ivan Jorge Cury, no Cajuru. Os CRAS são unidades descentralizadas de atendimento da Fundação de Ação Social (FAS), e funcionam como porta de entrada para todos os serviços de proteção social básica do município. Curitiba tem 45 CRAS que atendem mais de 60 mil famílias.

O Cras Iguaçu ainda funciona em outro endereço, na rua Doutor João Luis Bettega. A inauguração do novo espaço está prevista para depois da Semana da Pátria. O novo Cras Iguaçu deve atender cerca de 500 pessoas por mês. A área construída é de 360 metros quadrados e foram investidos R$ 227 mil na obra. A capacidade de atendimento será quadruplicada.

"É um equipamento muito importante para atender a população", disse o prefeito. No primeiro semestre cerca de 3 mil pessoas foram atendidas no prédio antigo.

O prefeito também passou no Armazém da Família Vila Autódromo, que fica ao lado do Cras Iguaçu, dentro do mesmo terreno. Luciano Ducci conversou com moradores que faziam compras e com funcionários do armazém. Nos Armazéns da Família os produtos alimentícios e de limpeza custam em média 30% a menos que em outros mercados.

Parque Nacional - Na sequência o prefeito Luciano Ducci vistoriou obras de pavimentação na rua João de Deus Flores de Paula e as obras de limpeza do fundo da calha do rio Atuba, no Parque Nacional, na divisa com o município de Pinhais.

"Essa é uma das principais obras executadas na Regional Cajuru. São 15 quilômetros de extensão. São duas máquinas trabalhando, fazendo a limpeza e o alargamento do rio. Esses trabalhos vão evitar alagamentos na região", explicou o Secretário Municipal de Obras Públicas, Mário Yoshio Tookuni.

As obras de asfalto na rua Miguel Pedro Abib e o Conjunto Moradias Irati, que a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) está fazendo, também foram vistoriadas pelo prefeito. No Bolsão Vila Audi/União foram vistas as áreas onde serão instaladas o Centro da Juventude, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escola, no Uberaba.

No Moradias União Ferroviária, construído pela Cohab, o prefeito viu casas onde 158 famílias foram realocadas. Antes as pessoas viviam em beiras de rios e em locais de risco. Até o dia 22 de setembro mais 57 casas novas da Cohab serão entregues na região.

A moradora Terezinha Roginski, de 59 anos, já sentiu a diferença após as obras da Prefeitura. "Agora estamos no céu. Melhorou a segurança e está tudo mais bonito", disse a moradora. Para encerrar a vistoria das obras, Luciano Ducci viu como estão os trabalhos de pavimentação na Vila São Paulo, no Uberaba.

Equipes da Prefeitura trabalham na rua Simão Brante, uma das principais ligações da Salgado Filho com a Vila São Paulo. Na região já foram asfaltadas as ruas Doutor Gonzaga de Campos, Coronel José Carvalho de Oliveira, Clóvis Beviláqua e Francisco Timóteo Simas.

As obras eram uma reivindicação dos moradores e estão 85% concluídas. Além da substituição do antipó pelo asfalto definitivo, também foram feitas obras de drenagem, calçadas, paisagismo e sinalização.

Instituto Curitiba de Informática