Fundação de Ação Social de Curitiba

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Cidadania Santa Felicidade

O CRAS Rua da Cidadania Santa Felicidade  atende as famílias dos bairros Cascatinha, Lamenha Pequena, Santa Felicidade, Santo Inácio, São João e Vista Alegre.

Trabalho social realizado no CRAS:

> Pré-atendimento: verificação dos dados no CadÚnico e orientação para cadastramento ou atualização.
> Busca ativa: acesso das famílias com maior vulnerabilidade aos serviços do CRAS.
> Reunião de acolhida: informações sobre o funcionamento e serviços do CRAS e acesso aos direitos e serviços nas unidades da rede socioassistencial local.

Grupos de convivência e socialização:


Família e cidadania:
promove a reflexão sobre temas priorizados pelas famílias, para o fortalecimento dos vínculos familiares e a melhoria na qualidade de vida. Parceria com lideranças comunitárias.

Projovem adolescente
: grupos de convivência e socialização de adolescentes entre 15 e 17 anos, de famílias que recebem o Bolsa Família. Parceria com entidades.

Mulheres e pessoas idosas
: os grupos Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora das Dores realizam trabalhos manuais e participam de dinâmicas de grupo, para exploração de temas de interesse dos participantes.

Vale vovó
: pessoas idosas participam de ações socioeducativas e de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

PETI
: crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil participam, diariamente, de ações socieducativas, para garantir a permanência na escola, desenvolvimento pessoal e social. Parceria com a Fundação Cultural e Secretaria de Esporte e Lazer.

Crianças:  filhos de famílias com maior grau de vulnerabilidade social participam, diariamente, de atividades para o despertar de habilidades pessoais, de expressão, ludicidade, exercício de cidadania e pertencimento. Parceria com Instituto Palazollo.

Terapia comunitária: famílias cadastradas e acompanhadas pelo CRAS, beneficiárias de programas de transferência de renda, participam de ações de fortalecimento de vínculos familiares, sociais e comunitários.

Ações complementares:

Adolescente aprendiz: Cadastro e encaminhamento de adolescentes, de acordo com o plano de ação da família, para capacitação e trabalho como aprendiz, realizando a busca ativa para identificação dos mais vulneráveis.

Cursos dos Liceus de Ofícios: levantamento de temas de interesses das famílias, para realização de cursos de qualificação profissional nos Liceus. Mobilização e divulgação da programação, em parceria com as lideranças e rede socioassistencial.

Inserção produtiva: grupos de famílias participam de ações de sensibilização, qualificação profissional, aperfeiçoamento, produção e comercialização de produtos, para geração de renda.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
............................................................................................................................................

Regional responsável: Núcleo Regional Santa Felicidade
Telefone: (41) 3374-5043    Email: stafelicidade@fas.curitiba.pr.gov.br

Serviços

  • Cadastro Único da Assistência Social - CadUnico
  • Convivência e fortalecimento de vínculos
  • Famílias - promoção social
  • Geração de renda
  • Projeto Família Curitibana

Localização

Endereço: Rua Santa Bertila Boscardin, 213

Bairro: Santa Felicidade

CEP: 82020-490

Telefone: (41) 3374-5930

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|3350-3500|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados|Política de Privacidade

Instituto Curitiba de Informática